Movimento de Guias

O Guidismo é um movimento para jovens raparigas, que se baseia no método criado por Baden-Powell e tem como principal objectivo “proporcionar às raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãs universais responsáveis”.

A Associação Guias de Portugal é uma associação de utilidade pública, assente no voluntariado e que promove o Guidismo em Portugal de acordo com os valores da Associação Mundial das Guias (WAGGGS – World Association of Girl Guide and Girl Scouts).

A Companhia de Francos, da Associação Guias de Portugal, funciona habitualmente todos os sábados de tarde, entre as 15h e as 17h, na sua sede situada nas traseiras da Igreja dos Pastorinhos, Paróquia de Nossa Senhora da Boavista.

E o que fazem as Guias?
Nas Guias ajudamos as crianças e jovens raparigas a desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãs universais responsáveis.

Ajudamos, não o fazemos por elas!
Nas Guias a rapariga é integrada numa patrulha, no âmbito da qual aprende com outras raparigas da mesma idade, num ambiente familiar e favorável, promovendo o espírito de grupo e a cooperação; desenvolvimento da atribuição, aceitação e partilha de responsabilidades; aquisição de capacidades de liderança; prática de competências democráticas, incluindo formas de tomada de decisão e sua implementação.

Desde o primeiro dia, é chamada a tomar responsabilidade por pequenos aspetos da vida da patrulha e das suas atividades, e, gradualmente, a alargar e aumentar essa responsabilidade.

Nas Guias procuramos deixar o mundo um melhor do que o encontrámos – assim, nos pediu o nosso fundador, Baden Powell. Nesta tão simples frase se encerra uma grande e desafiante missão na qual todas as Guias são convidadas a participar, por um lado através do seu envolvimento e interesse pelas realidades do mundo, mas também, à sua medida, no contributo ativo em projetos de serviço. O trabalho com a comunidade é um importante meio de educação: estimula o sentido de responsabilidade da Guia perante o mundo em que se insere, proporciona-lhe a oportunidade de conhecer e respeitar diferentes culturas e maneiras de viver e realça a influência positiva que ela, como indivíduo, pode exercer no seu ambiente.

O nosso emblema

Fonte: www.guiasdeportugal.org