Família de Acolhimento Pré-Jornada / DND (Dias nas Dioceses)
24/07/2023 a 31/07 2023
A “pré-jornada” ou “dias nas dioceses” é um encontro que antecede a semana da JMJ e que consiste na integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais, nas várias dioceses do país e, nalguns casos, nas dioceses de países vizinhos. Durante esses dias, os participantes podem ficar a conhecer melhor a região que os acolhe, bem como a Igreja local e as suas especificidades, ficando alojados, à semelhança da semana da JMJ, em instalações públicas, paroquiais ou em casas de famílias. Na JMJ Lisboa 2023, a pré-jornada terá lugar de norte a sul de Portugal, incluindo as ilhas.
Para inscrição como Família da Acolhimento Pré-Jornada na Paróquia Nossa Senhora da Boavista envie e-mail para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e preencha o Formulário Inscrições DND até 29 de Janeiro 2023.
FAQ
1- O que são os Dias nas Dioceses (DND)/Pré-Jornadas?
São um encontro que antecede a semana das Jornadas e consiste na integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais das várias dioceses do país. Durante esses dias, os jovens podem ficar a conhecer melhor a região que os acolhe, bem como a Igreja local, ficando alojados, à semelhança da semana das Jornadas, em casas de famílias.
2 - Em que dias são os Dias nas Dioceses (DND)?
São na semana de 26 a 31 de julho de 2023, semana anterior à das Jornadas Mundiais da Juventude.
3 - Como posso participar?
O objetivo é que consigamos que todos os jovens, vindos de todo o mundo, recebidos na nossa paróquia, fiquem alojados em casa de famílias que se disponibilizem. Para isso basta enviar um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. a informar do seu interesse.
4 - O que é que uma família de acolhimento tem de fazer?
A família tem simplesmente de acolher o jovem e proporcionar-lhe um sítio para dormir (uma cama, um sofá, uma colchonete…), para fazer a sua higiene básica e assegurar o pequeno-almoço de manhã, o resto fica ao encargue da paróquia para onde se irá dirigir logo de manhã.
A família de acolhimento será também uma importante ponte entre o jovem e a nossa região, de modo que serão os mais indicados a mostrarem as nossas riquezas culturais, gastronómicas e religiosas (basicamente têm de leva-lo no mínimo a ir comer uma francesinha e a ver o Estádio do Bessa)
5 - Vivendo longe da Paróquia da Boavista, também posso acolher jovens?
Maior parte das paróquias da Diocese do Porto, estarão associadas a estes Dias na Diocese, pelo que a paróquia mais perto da sua residência também irá receber jovens. No entanto, poderá na mesma relacionar-se com os DND da Paróquia da Boavista, tendo só de assegurar o transporte dos jovens para ir e voltar.
6 - Tem custos associados?
Não tem quaisquer custos associados.
7 - Quantos jovens devo esperar receber?
Não é comum os jovens irem sozinhos para casa das famílias, do modo que deverão esperar 2 jovens, podendo ser mais conforme a disponibilidade que a família apresente.
8 - Só tenho disponibilidade de receber rapazes/raparigas, posso na mesma inscrever-me?
Sim, basta dizer as suas preferências na inscrição.
9 - Até quando me posso inscrever como família de acolhimento?
As inscrições para famílias de acolhimento acabam no dia 29 de janeiro por isso pedimos que se inscrevam o quanto antes.