Reconciliação

Reconciliação ou Confissão

O perdão e a reconciliação são sinais de amor! Deus é Amor e como é de amor que se trata quando nos referimos ao perdão dos pecados, acontece o mesmo quando ferimos o Amor de Deus. É verdade que Deus nos perdoa sempre que desejamos o seu perdão; é verdade que Ele não tem necessidade de passar por um homem para nos perdoar… somos nós que temos necessidade dum gesto concreto, duma palavra pronunciada pelo ministro da Igreja que nos restaure na alegria e na confiança reencontrada. Este gesto, esta palavra, é o sacramento da reconciliação (ou da penitência, ou do perdão dos pecados, ou a confissão, segundo as palavras que se escolhem).

Em que consiste o Sacramento da Penitência?

O Sacramento da Penitência, ou confissão, é constituído pelo conjunto de três atos da parte do penitente e pela absolvição por parte do sacerdote. Os atos do penitente são:

• O arrependimento dos pecados, ou CONTRIÇÃO;
  • A CONFISSÃO ou acusação dos pecados ao sacerdote;
  • O propósito de cumprir a penitência e as obras de REPARAÇÃO.

Só os sacerdotes que receberam da autoridade da Igreja a faculdade de absolver, podem perdoar os pecados em nome de Cristo (cf. Catecismo da Igreja católica, 1491-1495).

Normalmente, na Paróquia de Nossa Senhora da Boavista, os sacerdotes estão disponíveis todos os dias para o sacramento da reconciliação.

Todos os anos, por altura do Advento e da Quaresma, são propostas as celebrações comunitárias da reconciliação, oportunidade para escutarmos a Palavra de Deus, revermos a nossa vida e recorrer à absolvição sacramental (normalmente estão nestas celebrações os sacerdotes das paróquias vizinhas).

Para obter mais informações acerca do sacramento da Reconciliação por favor contate a secretaria paroquial