Venda de Natal

Este fim-de-semana venha visitar a Venda de Natal solidária

 

Partilha

2º Domingo de Advento

Quando nos queremos aproximar genuinamente de alguém, esforçamo-nos por eliminar de nós tudo o que possa impedir essa aproximação. Para nos aproximarmos de Deus, temos que fazer o mesmo: convertermo-nos e eliminar da nossa vida o pecado. Isso implica uma mudança de perspetiva da nossa vida. Durante esta semana comecemos o nosso processo de conversão, deixemos de lado todos os gestos e palavras de agressão para com os outros e promovamos sentimentos e gestos de paz. Usemos de ternura para com todos os que nos rodeiam.

Momento de Oração: Coroa de Advento
Junto da Coroa de Advento, individualmente ou em família, faça-se este pequeno momento de oração. Antes de iniciar, a primeira vela já está acesa.
+ Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.
Hoje estamos no segundo Domingo do Advento, o tempo em que nos preparamos para a vinda de Deus à nossa terra para trazer a salvação. Que a alegria do Senhor esteja sempre na nossa família. Vem, Senhor, visitar-nos com a tua paz. O Senhor vem; vamos ao seu encontro. Senhor, a luz desta segunda vela será a luz da nossa alegria, que partilhamos com quem encontrarmos. Porque Tu, Senhor, dás a todos o teu amor. Nós Te louvamos, Senhor, porque dás a todos os teu amor. Acendemos a vela da segunda semana – a vela de Belém. Que esta luz afaste a preguiça e a indiferença e nos mantenha atentos para a vinda de Jesus.
(Acende-se a 2ª vela da Coroa de Advento)

Leitura breve
Naqueles dias, veio João Batista pregar no deserto da Judeia, dizendo: «Convertei-vos, pois está próximo o reino dos céus». De facto, sobre ele foi dito por meio do profeta Isaías, que diz: Uma voz clama no deserto: "Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas"… Eu batizo-vos na água para a conversão; porém, aquele que vem atrás de mim é mais forte do que eu, e eu não sou digno de levar-lhe as sandálias; Ele batizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo.

Oração
Senhor, hoje reconhecemo-nos pobres, necessitados e pecadores diante de Ti e diante dos irmãos. Julgamos que somos os melhores, vemo-nos superiores aos outros, contabilizamos os nossos méritos, vivemos autossatisfeitos e dizemos estar totalmente convertidos. Quanta mentira! Abre-nos os olhos, Senhor, para que nos vejamos como somos: egoístas, fracos, transbordantes de complexos e apatia, repelentes de soberba e inveja, falsos e sem solidariedade, injustos, agressivos, preguiçosos, materialistas e sedutores. Converte-nos, Senhor, de tanta hipocrisia. Dá-nos a sensatez da humanidade, para darmos frutos de conversão. Ámen. 1 Pai nosso / 1 Ave Maria
+ Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Uma comunidade acolhedora e servidora.
Pe. Feliciano Garcês

Partilha

 

Ao terminar este ano litúrgico dou graças a Deus por tudo o que nos concedeu, como comunidade cristã, ao longo de este ano. São Lucas revelou o rosto de Deus, através de Jesus; um Deus bom e misericordioso. No novo ano que iniciará no próximo domingo, I domingo de advento, procuremos ser ainda mais acolhedores e servidores.

  • 03 de DEZEMBRO (sábado)
    • Venda de Natal, Salão paroquial. Horário: das 10h às 13h; e das 14h30 às 20h30.
    • Ensaio Grupo Coral dos Jovens, às 20h30.
  • 04 de DEZEMBRO (domingo)
    • II domingo do advento. Ternura: conversão para realizar gestos de paz.  
      Venda de Natal, Salão paroquial. Horário: das 11h às 14h30; e das 17h às 20h30.
  • 05 de DEZEMBRO (2ª feira)
    • Reunião Legião de Maria, às 21h.
    • Reunião Grupo da garagem, às 21h15.
  • 06 de DEZEMBRO (3ª feira)
    • Reunião Comunhão e Libertação, às 21h.
    • Reunião Equipa Coordenadora Jovens, às 21h30.
  • 07 de DEZEMBRO (4ª feira)
    • Reunião Narcóticos Anónimos, das 18h às 19h30.  
    • Missa Vespertina Solenidade da Imaculada Conceição, às 19h.
    • Vigília da Solenidade da Imaculada Conceição, Sé Catedral, às 21h30.
    • Trabalhos Vin Por Ti, às 21h30.
    • Reunião Famílias Anónimas, das 21h30 às 23h.
    • Ensaio Grupo Cantate Domino, às 21h30.
    • Ensaio Coral Igreja dos Pastorinhos, às 21h30.
  • 08 de DEZEMBRO (5ª feira)
    • Solenidade da Imaculada Conceição. Missas no horário de domingo.
    • Venda de Bolos, Vin Por Ti, após as celebrações.
    • Celebração de ordenação de diáconos, Sé Catedral, às 16h.
  • 09 de DEZEMBRO (6ª feira)
    • Reunião Narcóticos Anónimos, das 18h às 19h30.
    • Reunião Comissão Assuntos Económicos, às 21h.
    • 9 de dezembro (6ª feira): Encontro ARO, às 21h30.
  • 10 de DEZEMBRO (sábado)
    • Reunião ENS 142, às 20h30.
      Encontro ECCO, Igreja Paroquial, às 21h30.

 

Uma comunidade acolhedora e servidora.
Pe. Feliciano Garcês

Partilha

Uma comunidade acolhedora e servidora.
Pe. Feliciano Garcês

Partilha

1º Domingo de Advento

Uma das coisas que nos pode distrair e levar a esquecer que Jesus deseja habitar no nosso coração, é pensarmos apenas em nós mesmos, na nossa comodidade e bem-estar sem pensarmos nos outros, em procurar apenas o interesse próprio, em não repararmos nas pessoas que estão ao nosso lado a toda a hora. Durante esta semana procuremos estar atentos a quem precisa de amizade, de carinho, de ajuda, de conforto, de proteção… de uma palavra amiga, de boas-vindas, de serem acolhidas, na sociedade, na nossa casa, no nosso coração.

Momento de Oração: Coroa de Advento
Junto da Coroa de Advento, individualmente ou em família, faça-se este pequeno momento de oração.
+ Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.
Hoje começa o tempo do Advento: quatro semanas em que vamos preparar a nossa casa e os nossos corações para fazer festa a Deus que vem morar connosco. Que a alegria do Senhor esteja sempre na nossa família. Vem, Senhor, visitar-nos com a tua paz. Tu nos encherás de alegria. O Advento é o tempo da luz de Deus nos nossos corações. Vem, Senhor, visitar-nos com a tua paz. Acendemos a vela da primeira semana – a vela do profeta. Que esta luz nos acompanhe nestes dias em que esperamos a vinda de Jesus.
(Acende-se a 1ª vela da Coroa de Advento)

Leitura breve
Portanto, estai vigilantes, porque não sabeis em que dia o vosso Senhor vem. Pensai nisto: se o senhor da casa soubesse em que vigília da noite viria o ladrão, teria estado vigilante e não teria permitido que a sua casa fosse arrombada. Por isso, estai também vós preparados, porque à hora em que menos pensais vem o Filho do Homem».

Oração
Bendizemos-Te, Deus da esperança e do acolhimento, porque na vinda de Jesus, teu Filho e nosso irmão, realizas o sonho do profeta: a paz entre os povos. A tua salvação desperta a luz no nosso horizonte; assim já podemos empreender um caminho de esperança e dignidade. Obrigado, Senhor, porque nos dás razões para viver e para amar, para encher o nosso coração vazio, para vencer sem cansaço a perene mesquinhez humana, para iniciar hoje a apaixonante tarefa que nos confias: o advento inacabado de um homem e mundo novos. Ajuda-nos, Senhor, com a força do teu Espírito. Ámen.
1 Pai nosso / 1 Ave Maria
+ Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Uma comunidade acolhedora e servidora.
Pe. Feliciano Garcês

Partilha

 

 






Partilha

Grupo de Acólitos

Site do Grupo de Acólitos da Paróquia da Nossa Senhora da Boavista.

Diocese do Porto

Site da Diocese do Porto.