Vamos iniciar a catequese. Sabemos da importância desta actividade como formação cristã. Deveria ter o empenho de todos nós.

Convido, sobretudo, os jovens (10º, 11º, 12º e universitários) a fazer esta experiência de ser catequista. Convite que estendo a todos os pais, sobretudo os das crianças que frequentam a catequese.

Nesta semana chegam à Diocese do Porto os símbolos das JMJ 2023. É um momento importante. As JMJ vão marcar a nossa caminhada deste ano pastoral. Não são só para os jovens, são para todos nós.

Inscrições e reinscrições na catequese e grupos de jovens: podem ser realizadas na secretaria ou através da ficha disponibilizada no site da paróquia: www.paroquia-boavista.org.

• 25 de SETEMBRO (domingo)
    • Missa: início da Catequese, às 10h45.
  • 26 de SETEMBRO (2ª feira)
    • início dos encontros de catequese. De segunda-feira a quarta-feira: 1º e 2º ano, às 18h15 – 19h15; 3º e 4º ano, das 18h30 – 19h30; 5º e 6º ano, das 18h45 – 19h45.
    • Reunião de Pais, ATL Francos, às 19h.
    • Reunião Legião de Maria, às 21h.
  • 27 de SETEMBRO (3ª feira)
    • Reunião Grupo da Garagem, às 20h.
  • 28 de SETEMBRO (4ª feira)
    • Reunião Narcóticos Anónimos, das 18h às 19h30.
    • Trabalhos Vin Por Ti, às 21h30.
    • Reunião Famílias Anónimas, das 21h30 às 23h.
    • Ensaio Grupo Cantate Domino, às 21h30.
    • Encontro ECCO, Igreja paroquial, às 21h30.
  • 29 de SETEMBRO (5ª feira)
    • Reunião Narcóticos Anónimos, das 21h às 22h30.
    • Reunião Centro Social e Paroquial, às 20h30.
  • 30 de SETEMBRO (6ª feira)
    • Reunião de Pais, ATL – Foco, às 19h.
    • Reunião Narcóticos Anónimos, das 18h às 19h30.
    • Jantar Campo de Férias + velhos: ensaio, missa, jantar, das 18h às 23h.
    • Reunião Grupo de Acólitos, às 21h30.
    • Reunião Grupo ARO, às 21h30.
  • 01 de OUTUBRO (sábado)
    • início mês do Rosário e mês das Missões. Oração do terço (semana), Igreja Paroquial, às 12h e na Igreja dos Pastorinhos às 20h30m.
      Início dos encontros de catequese: das 17h30 – 18h30.
      Receção dos símbolos da JMJ (provenientes de Vila Real), Sé do Porto, Vigília «Ora arranca» às 21h30.
      Venda Solidária: “Já estávamos com saudades” Vin Por Ti. Sábado e domingo, salão paroquial.
  • 02 de OUTUBRO (domingo)
    • Peregrinação dos símbolos da JMJ, Eucaristia no Santuário do Monte da Virgem, Região Pastoral do Grande Porto, às 16h.

Uma comunidade acolhedora e servidora.
Pe. Feliciano Garcês

Visita do Bispo do Porto

No passado dia dois de julho o senhor Dom Manuel Linda dirigiu-se à Paróquia de Nossa Senhora da Boavista, Porto, para celebrar a Santa Missa com a Comunidade e administrar o Sacramento do Crisma aos fiéis que no seio da mesma Comunidade se encontravam preparados para recebe-lo. Do grupo de crismandos faziam parte um conjunto significativo de jovens do 12º ano que após o seu percurso nos grupos de jovens da comunidade e de neste último ano se terem preparado de forma particular para a celebração da sua Confirmação, decidiram faze-lo. A este grupo juntou-se um grupo de adultos que ao longo do ano fez semelhante preparação. A celebração decorreu imbuída de uma profunda espiritualidade, centrada nos mistérios Daquele que, pelo Espírito Santo, nos faz chegar “à paz e alegria” que caracterizam o discípulo do Senhor. A Celebração foi antecedida de um encontro, que decorreu na semana anterior, onde o senhor bispo contactou com os jovens. Neste encontro procurou conhecer o trabalho dos jovens na comunidade paroquial e através do ensino, parte do seu múnus, levar-lhes ao coração o desejo de serem sal neste mundo pela Graça do Espírito.
Nesta senda, o pároco e os jovens convidaram o senhor bispo a visitar o campo de verão do grupo dos “mais velhos”, convite ao qual acedeu, tendo-nos novamente exortado à beleza do discipulado e testemunhado a vivência daqueles jovens que este ano, durante oito dias, e “À Paul’ada”, se dedicam a conhecer melhor as Cartas de São Paulo, entre a catequese, a oração, a Missa diária e claro muita diversão.

Juntos por um caminho novo.
Pe. Feliciano Garcês

Unidos por um caminho novo
Pe Feliciano Garcês

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) informou que o uso de máscara deixa de ser obrigatório dentro das igrejas.

Segundo a CEP, "deixa de ser obrigatório o uso das máscaras nos espaços das celebrações e outras atividades pastorais da Igreja".

Contudo, "sabendo que a pandemia ainda não terminou e num sentido de bom senso e responsabilidade comum, recomenda-se que haja cuidados acrescidos nos espaços fechados onde o devido arejamento nem sempre é possível".

A CEP informa ainda que se mantém em vigor as restantes orientações emitidas a 28 de fevereiro de 2022, entre elas:

• manter um "distanciamento responsável entre as pessoas, à exceção daqueles que são do mesmo agregado familiar";
  • "a recolha da coleta pode realizar-se no momento do ofertório, observando-se as devidas normas de segurança e de saúde";
  • a saudação da paz (que é facultativa) pode acontecer "através de um sinal sem contacto físico", como uma vénia ou inclinação;
  • a Comunhão "deve continuar a ser ministrada apenas na mão dos fiéis, mantendo-se a higienização das mãos antes da Comunhão";
  • nas confissões deve haver "suficiente distância entre o confessor e o penitente";
  • "na visita e na comunhão aos doentes, bem como nas unções sacramentais, proceda-se com os cuidados adequados de higiene e segurança";
  • "antes e depois dos ritos que comportem algum contacto físico com pessoas ou objetos, os ministros devem proceder à higienização das mãos";
  • "as pias de água benta junto às entradas da igreja continuarão vazias".